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Oferta de Ensino

Educação Infantil
A Educação Infantil do CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição compreende as séries do Maternal, Infantil I e Infantil II, atendendo crianças na faixa etária de 3 a 5 anos aproximadamente.
A Proposta Pedagógica da Educação Infantil, aplicada no CENSIC está baseada na teoria construtivista e sócio-interacionista, sendo voltada para o desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, a criança constrói seu conhecimento a partir de suas interações com o meio físico e social. O desenvolvimento infantil acontece através das interações que as crianças estabelecem com o meio, com o outro e com os objetos de conhecimento.
O CENSIC vela em conta o Educar e Cuidar de crianças de 3-5 anos definindo as práticas pedagógicas, voltadas ao desenvolvimento pleno da cidadania, respeitando os seguintes aspectos:
  • Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
  • Princípios Políticos: dos direitos e deveres enquanto cidadãos do exercício à criticidade e do respeito à democracia.
  • Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
  • Promover práticas de educação e cuidado baseados na integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança.
  • Aprender a Ser e Conviver consigo próprio e com os demais por meio da interação entre as diversas áreas de conhecimentos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
A Educação Infantil articula, portanto, na Proposta Pedagógica a fim de atender de maneira intencional com qualidade, de forma complexa e considerando o momento vivido pelas crianças, sempre compreendendo as vertiginosas transformações econômicas, sociais e outras ocorridas em nosso planeta.
A integração entre o escola-educando-Família tem espaço primordial nesta proposta. Desta forma, a Educação Infantil fomenta um elo de comunicação de forma clara e constante, a fim de proporcionar um trabalho coletivo dentro de ações integradas entre as partes envolvidas no processo educativo.

Pautados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o CENSIC segue os seguintes objetivos:

 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
• estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
• estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
• brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
• conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
  



Ensino Fundamental I
            Nossa proposta de ensino-aprendizagem tem seus fundamentos teóricos na concepção construtivista, teoria que concebe o conhecimento como um processo construído pelo indivíduo, em interação com o meio, ao longo de toda a sua vida.
O construtivismo propõe construir o conhecimento baseando-se nas relações dos alunos com a realidade, valorizando e aprofundando o que a criança já sabe. O conhecimento e a inteligência vão se desenvolvendo passo a passo, num processo de construção que é tão importante quanto o próprio conhecimento. Também basear-se no sócio-interacionismo no qual se refere que o aprendizado é necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante.  Segundo Vygotsky  o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ser a participação de um adulto (o professor). No sócio-interacionista o ensino deve se antecipar ao que aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere os principais conceitos de Vygotsky, o zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância real de uma criação e aquilo que ela tem o potencial de aprender.
Assim a aprendizagem decorre da aplicação de uma metodologia reflexiva, ressaltando a articulação vertical e horizontal das disciplinas e respectivas séries. Por isso, propomos que a escola utilize várias dinâmicas que possibilitem a discussão, o diálogo.    
A proposta pedagógica da nossa escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais trabalhados em sua contextualização. O Ensino Fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante:
a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
c) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos, em consonância com a Lei Nº. 11.274/2006. A escola Futuro da criança oferece o Ensino Fundamental organizado em series, obedecendo à faixa etária do aluno e o sistema de ano ou série que ele ingressou.

  
Pautados no Parâmetros Curriculares Nacionais o CENSIC segue os seguintes objetivos:

• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal -como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.




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