Educação
Infantil
A Educação Infantil do
CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição compreende
as séries do Maternal, Infantil I e Infantil II, atendendo crianças na faixa
etária de 3 a 5 anos aproximadamente.
A Proposta Pedagógica da Educação Infantil, aplicada no CENSIC está
baseada na teoria construtivista e sócio-interacionista, sendo voltada para o
desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, a criança constrói seu
conhecimento a partir de suas interações com o meio físico e social. O
desenvolvimento infantil acontece através das interações que as crianças
estabelecem com o meio, com o outro e com os objetos de conhecimento.
O CENSIC vela em conta o Educar e Cuidar de crianças de 3-5 anos
definindo as práticas pedagógicas, voltadas ao desenvolvimento pleno da
cidadania, respeitando os seguintes aspectos:
- Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
- Princípios Políticos: dos direitos e deveres enquanto cidadãos do exercício à criticidade e do respeito à democracia.
- Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
- Promover práticas de educação e cuidado baseados na integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança.
- Aprender a Ser e Conviver consigo próprio e com os demais por meio da interação entre as diversas áreas de conhecimentos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
A Educação Infantil articula, portanto, na Proposta Pedagógica a fim de
atender de maneira intencional com qualidade, de forma complexa e considerando
o momento vivido pelas crianças, sempre compreendendo as vertiginosas
transformações econômicas, sociais e outras ocorridas em nosso planeta.
A integração entre o escola-educando-Família tem espaço primordial nesta
proposta. Desta forma, a Educação Infantil fomenta um elo de comunicação de
forma clara e constante, a fim de proporcionar um trabalho coletivo dentro de
ações integradas entre as partes envolvidas no processo educativo.
Pautados no Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil o CENSIC segue os seguintes objetivos:
A
prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças
desenvolvam as seguintes capacidades:
• desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de
forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção
de suas limitações;
• descobrir e conhecer progressivamente seu próprio
corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos
de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
• estabelecer vínculos afetivos e de troca com
adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas
possibilidades de comunicação e interação social;
• estabelecer e ampliar cada vez mais as relações
sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista
com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e
colaboração;
• observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua
conservação;
• brincar, expressando emoções, sentimentos,
pensamentos, desejos e necessidades;
• utilizar as diferentes linguagens (corporal,
musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar
suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de
construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade
expressiva;
• conhecer algumas manifestações culturais,
demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e
valorizando a diversidade.
Ensino
Fundamental I
Nossa
proposta de ensino-aprendizagem tem seus fundamentos teóricos na concepção
construtivista, teoria que concebe o conhecimento como um processo construído
pelo indivíduo, em interação com o meio, ao longo de toda a sua vida.
O construtivismo
propõe construir o conhecimento baseando-se nas relações dos alunos com a
realidade, valorizando e aprofundando o que a criança já sabe. O conhecimento e
a inteligência vão se desenvolvendo passo a passo, num processo de construção
que é tão importante quanto o próprio conhecimento. Também basear-se no
sócio-interacionismo no qual se refere que o aprendizado é necessariamente
mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e
determinante. Segundo Vygotsky o primeiro contato da criança com
novas atividades, habilidades ou informações deve ser a participação de um
adulto (o professor). No sócio-interacionista o ensino deve se antecipar ao que
aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre
o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere
os principais conceitos de Vygotsky, o zona de desenvolvimento proximal, que
seria a distância real de uma criação e aquilo que ela tem o potencial de
aprender.
Assim a aprendizagem decorre da aplicação de uma metodologia reflexiva,
ressaltando a articulação vertical e horizontal das disciplinas e respectivas
séries. Por isso, propomos que a escola utilize várias dinâmicas que
possibilitem a discussão, o diálogo.
A proposta pedagógica da nossa escola privilegia o ensino enquanto construção
do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua
inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da
base nacional comum e os temas transversais trabalhados em sua
contextualização. O Ensino Fundamental tem como objetivo a formação básica do
cidadão mediante:
a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos
o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a
aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
c) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade
humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos, em consonância com a
Lei Nº. 11.274/2006. A escola Futuro da criança oferece o Ensino Fundamental
organizado em series, obedecendo à faixa etária do aluno e o sistema de ano ou
série que ele ingressou.
Pautados no Parâmetros Curriculares Nacionais o
CENSIC segue os seguintes objetivos:
• compreender a cidadania como participação social
e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e
sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e
repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e
construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma
de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil
nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir
progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência
ao País;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio
sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e
nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais;
• perceber-se integrante, dependente e agente
transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre
eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e
o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva,
ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e
adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e
agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens - verbal,
matemática, gráfica, plástica e corporal -como meio para produzir, expressar e
comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em
contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de
comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas e
tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a
criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando
procedimentos e verificando sua adequação.
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