ROTEIRO
PARA AS ATIVIDADES DA FEIRA CULTURAL
Docente: Joana
Alves da Silva
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Assunto: Origem do
Lixo
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Serie: 2º ano
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Turma: 2ºR05M
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Data
____/____/____
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Feira
do Conhecimento
Tema: O lixo e a reciclagem
Sub-temas: Origem do lixo; classificação do lixo; coleta seletiva; reciclagem do lixo.
Tema: O lixo e a reciclagem
Sub-temas: Origem do lixo; classificação do lixo; coleta seletiva; reciclagem do lixo.
1ª AULA:
Professora: inicie a
aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O
que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses.
1º momento – Na roda de conversa indague os conhecimentos
prévios dos alunos, perguntando-lhes?
·
Vocês acham que o lixo é tudo igual?
·
O lixo da escola e o mesmo que o lixo da sua casa?
·
O lixo de um restaurante e o mesmo que o lixo de um
hospital?
2º momento- Registre em uma cartolina as hipóteses dos
alunos e afixar no painel da sala de aula.
3º momento – Após essa atividade distribua materiais
fornecidos pela escola sobre a origem do lixo. Explique a classificação do
lixo.
Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades
residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É
composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas,
embalagens em geral, papel higiênico, etc.
Lixo Comercial – originário das
atividades comerciais e de serviços, como supermercados, estabelecimentos
bancários, lojas, bares e restaurantes. O lixo desses estabelecimentos é
composto principalmente por papeis, plásticos, restos de alimentos e
embalagens.
Lixo Industrial – oriundo das
diversas atividades industriais. A composição desses resíduos varia conforme o
tipo de indústria, podendo ser formado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou
ácidos, papeis, plásticos, metais, vidros, cerâmica, borracha, madeira, entre
ouros.
Lixo dos Serviços de Saúde –
produzidos por hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios
odontológicos, farmácias, clínicas veterinárias e postos de saúde. São
compostos por variados tipos de resíduos sépticos, seringas, agulhas, bisturis,
ampolas, materiais radioativos, etc. Esse tipo de lixo deve receber tratamento
especial (incineração), pois, em contato com o meio ambiente ou misturado ao
lixo doméstico, poderão ser vetores de várias doenças.
Lixo Público – originado nos
serviços de limpeza pública, incluindo varrição de vias públicas, repartições
públicas, limpeza de áreas de feiras livres, córregos, etc. É constituído
principalmente por restos de vegetais, podas de árvores, embalagens, jornais,
madeira, papéis e plásticos.
Lixo Radioativo – resíduo resultante
de rejeitos radioativos, composto de urânio enriquecido, possui elevada
radioatividade. Deve ser enterrado em local com a devida estrutura de
tratamento e segurança.
Lixo Espacial – originado de restos
provenientes de objetos lançados pelo homem no espaço. Composto principalmente
por peças de foguetes, satélites artificiais e fragmentos de aparelhos que
explodiram.
Lixo Eletrônico – Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido
pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos
eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande
problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Exemplos de lixo eletrônico:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras
4º momento - Após
esse momento, construa outro cartaz com a turma contendo as novas informações
obtidas através dessa aula e busque confrontar com as hipóteses anteriores dos
alunos.
Professora: Procure despertar a atenção
das crianças para a seguinte frase “A produção de lixo vem aumentando
assustadoramente em todo o planeta”.
5º momento - Faça a leitura da frase com a turma e promova um
diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante
possibilitar a participação de todos nesse momento. Diante da discussão,
converse com a turma sobre o que podemos fazer para amenizar os impactos
causados pelo lixo no meio ambiente. Para isso, coloque o vídeo “o lixo nas
grandes cidades” para que todos possam ler e refletir sobre o seu conteúdo.
É importante que
a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto
do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas. As crianças poderão observar que a
partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para
evitar tragédias como a que acabaram de observar no vídeo.
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