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Espaço do Professor

ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DA FEIRA CULTURAL




Docente: Joana Alves da Silva        
Assunto: Origem do Lixo
Serie: 2º ano
Turma: 2ºR05M
Data ____/____/____





Feira do Conhecimento
Tema: O lixo e a reciclagem 
Sub-temas: Origem do lixo; classificação do lixo; coleta seletiva; reciclagem do lixo.



 1ª AULA:


Professora: inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses.


1º momentoNa roda de conversa indague os conhecimentos prévios dos alunos, perguntando-lhes?

·         Vocês acham que o lixo é tudo igual?

·         O lixo da escola e o mesmo que o lixo da sua casa?

·         O lixo de um restaurante e o mesmo que o lixo de um hospital?


2º momento- Registre em uma cartolina as hipóteses dos alunos e afixar no painel da sala de aula. 

3º momento – Após essa atividade distribua materiais fornecidos pela escola sobre a origem do lixo. Explique a classificação do lixo.

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Lixo Comercial – originário das atividades comerciais e de serviços, como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares e restaurantes. O lixo desses estabelecimentos é composto principalmente por papeis, plásticos, restos de alimentos e embalagens.

Lixo Industrial – oriundo das diversas atividades industriais. A composição desses resíduos varia conforme o tipo de indústria, podendo ser formado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, papeis, plásticos, metais, vidros, cerâmica, borracha, madeira, entre ouros.

Lixo dos Serviços de Saúde – produzidos por hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas veterinárias e postos de saúde. São compostos por variados tipos de resíduos sépticos, seringas, agulhas, bisturis, ampolas, materiais radioativos, etc. Esse tipo de lixo deve receber tratamento especial (incineração), pois, em contato com o meio ambiente ou misturado ao lixo doméstico, poderão ser vetores de várias doenças.

Lixo Público – originado nos serviços de limpeza pública, incluindo varrição de vias públicas, repartições públicas, limpeza de áreas de feiras livres, córregos, etc. É constituído principalmente por restos de vegetais, podas de árvores, embalagens, jornais, madeira, papéis e plásticos.

Lixo Especial – formado por resíduos da construção civil e das atividades industriais, pode ser composto por restos de obras e demolições, pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, embalagens de venenos, embalagens de remédios. Necessitam de tratamento, manipulação e transporte especial.
Lixo Radioativo – resíduo resultante de rejeitos radioativos, composto de urânio enriquecido, possui elevada radioatividade. Deve ser enterrado em local com a devida estrutura de tratamento e segurança.

Lixo Espacial – originado de restos provenientes de objetos lançados pelo homem no espaço. Composto principalmente por peças de foguetes, satélites artificiais e fragmentos de aparelhos que explodiram.


Lixo Eletrônico – Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.


Exemplos de lixo eletrônico:

- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras


4º momento - Após esse momento, construa outro cartaz com a turma contendo as novas informações obtidas através dessa aula e busque confrontar com as hipóteses anteriores dos alunos.


Professora: Procure despertar a atenção das crianças para a seguinte frase “A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta”.


5º momento - Faça a leitura da frase com a turma e promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a participação de todos nesse momento. Diante da discussão, converse com a turma sobre o que podemos fazer para amenizar os impactos causados pelo lixo no meio ambiente. Para isso, coloque o vídeo “o lixo nas grandes cidades” para que todos possam ler e refletir sobre o seu conteúdo.

É importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas. As crianças poderão observar que a partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como a que acabaram de observar no vídeo. 

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