CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição
HISTÓRICO DA ESCOLA
O CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição é uma
instituição privada foi fundado em 05 de fevereiro de 2000, no bairro de classe
média da Marambaia Belém - Pará.
Iniciou seus trabalhos com o objetivo de atender crianças de 03 a 06
anos. Em consonância com a lei vigente e comprometida com a oferta de um
serviço de qualidade, o CENSIC adapta-se à nova faixa etária com novos espaços,
práticas educativas e atendimento das necessidades básicas adequados à nova
realidade, tornando-se uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I,
atendendo, agora, crianças de 03 a 10 anos de idade. Hoje o colégio atende a
comunidade da Marambaia (cohab e os bairros mais próximo), o horário de
atendimento é matutino e vespertino. Suas modalidades de ensino são: Educação
Infantil e Ensino Fundamental I.
Gradativamente,
o CENSIC vem se fortalecendo ao longo dos anos e conquistando aos poucos, o
respeito e a credibilidade. Sendo assim, nossa escola vem assumir um
compromisso de qualidade e assim reformula seu projeto pedagógico.
Nossa
proposta pedagógica está pautado em uma aprendizagem permanente, que contribui
para formação de pessoas significativas para o seu tempo e compromete-se com o
crescimento integral da criança dedica-se na formação do educando em seu
aspecto físico, intelectual, cultural, visando assim à apropriação do
conhecimento sistematizado, crítico e reflexivo, para que o educando se torne
um cidadão responsável, ético, solidário e compromissado em transformar a
realidade que hoje vivenciamos.
Nossa
Proposta Pedagógica, pautada na LDBEN/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional de 1996 tem como vanguarda as preciosas contribuições
cognitivas, socioculturais e mediatizadoras de Jean Piaget e Lev Vygotsky,
também o CENSIC apoiar-se nas contribuições deixada por Henri Wallom e Paulo
Freire.
FILOSOFIA
A estrutura da nossa escola está organizada com o
objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Nossa
Instituição trabalha com a política democrática de ensino, levando ao mesmo
tempo o processo individual e social que acontece através das inter-relações.
A tendência pedagógica da Escola é o construtivismo, que se refere ao
processo pelo qual o indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e
seu próprio conhecimento.
Para Piaget a noção de desenvolvimento do ser humano se dá por fases que
se relacionam e se sucedem, até que se atinjam estágios da inteligência
caracterizados por maior mobilidade e estabilidade para dar condições ao
educando de construir seu próprio conhecimento. A Escola confere especial
destaque à pesquisa espontânea do proporcionando condições para que toda
verdade a ser adquirida seja reinventada pelo mesmo, ou, pelo menos,
reconstruída e não simplesmente transmitida.
Por meio de projetos a escola proporcionará situações de exploração, por
parte do aluno, de diferentes suportes portadores da escrita, tais como,
revistas, jornais, dicionários, livros de histórias, poesias, bilhetes,
receitas, propagandas, teatro, música, etc.
Dessa forma, procura-se desenvolver no aluno a capacidade de produzir ou
de criar, e não apenas de repetir, é uma forte tendência da escola. Por fim,
sabendo que a aprendizagem é um processo social e não somente individual, nossa
escola busca, nos estudos de
Vygotsky embasamento teórico para sua prática pedagógica praticando também o sócio-interacionismo.
Para Vygotsky a interação com o meio e com o outro acontece nas relações
cotidianas e histórico – sociais. Assim a aprendizagem se da por meio da
interação social e intercambio de significado dentro da zona desenvolvimento
proximal.
Portanto, o professor será o mediador e parceiro do aluno no qual
permitirá a construção do conhecimento individual e em grupo com participação
ativa e a cooperação de todos os envolvidos, oferecendo oportunidades para
discussão e reflexão, que venha possibilitar criar ambientes de
participação, colaboração e desafiador.
Enfim, a tendência pedagógica do CENSIC busca um
ensino de qualidade, que estimule e desafie o aluno, partindo de sua
inteligência, que se confronte com o que a humanidade produziu que propicie o
espírito crítico, e crie situações para que os alunos aprendam igualmente, cada
um de acordo com seu talento e com seu potencial.
O CENSIC
incentiva o desenvolvimento coletivo e individual de cada aluno, respeitando
suas peculiaridades e singularidades. Para isso, adotamos os quatro pilares
básicos da educação para o século XXI consagrados pela UNESCO, para a Educação
no Século XXI:
- Aprender a fazer;
- Aprender a conhecer;
- Aprender a ser;
- Aprender a conviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário