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Histórico







CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição


HISTÓRICO DA ESCOLA
 O CENSIC - Centro Educacional Nossa Senhora Imaculada Conceição é uma instituição privada foi fundado em 05 de fevereiro de 2000, no bairro de classe média da Marambaia Belém - Pará.
Iniciou seus trabalhos com o objetivo de atender crianças de 03 a 06 anos. Em consonância com a lei vigente e comprometida com a oferta de um serviço de qualidade, o CENSIC adapta-se à nova faixa etária com novos espaços, práticas educativas e atendimento das necessidades básicas adequados à nova realidade, tornando-se uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atendendo, agora, crianças de 03 a 10 anos de idade. Hoje o colégio atende a comunidade da Marambaia (cohab e os bairros mais próximo), o horário de atendimento é matutino e vespertino. Suas modalidades de ensino são: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Gradativamente, o CENSIC vem se fortalecendo ao longo dos anos e conquistando aos poucos, o respeito e a credibilidade. Sendo assim, nossa escola vem assumir um compromisso de qualidade e assim reformula seu projeto pedagógico.
Nossa proposta pedagógica está pautado em uma aprendizagem permanente, que contribui para formação de pessoas significativas para o seu tempo e compromete-se com o crescimento integral da criança dedica-se na formação do educando em seu aspecto físico, intelectual, cultural, visando assim à apropriação do conhecimento sistematizado, crítico e reflexivo, para que o educando se torne um cidadão responsável, ético, solidário e compromissado em transformar a realidade que hoje vivenciamos. 
Nossa Proposta Pedagógica, pautada na LDBEN/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 tem como vanguarda as preciosas contribuições cognitivas, socioculturais e mediatizadoras de Jean Piaget e Lev Vygotsky, também o CENSIC apoiar-se nas contribuições deixada por Henri Wallom e Paulo Freire.
 FILOSOFIA 
A estrutura da nossa escola está organizada com o objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Nossa Instituição trabalha com a política democrática de ensino, levando ao mesmo tempo o processo individual e social que acontece através das inter-relações.
A tendência pedagógica da Escola é o construtivismo, que se refere ao processo pelo qual o indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento.
Para Piaget a noção de desenvolvimento do ser humano se dá por fases que se relacionam e se sucedem, até que se atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade para dar condições ao educando de construir seu próprio conhecimento. A Escola  confere especial destaque à pesquisa espontânea do proporcionando condições para que toda verdade a ser adquirida seja reinventada pelo mesmo, ou, pelo menos, reconstruída e não simplesmente transmitida.
Por meio de projetos a escola proporcionará situações de exploração, por parte do aluno, de diferentes suportes portadores da escrita, tais como, revistas, jornais, dicionários, livros de histórias, poesias, bilhetes, receitas, propagandas, teatro, música, etc.
Dessa forma, procura-se desenvolver no aluno a capacidade de produzir ou de criar, e não apenas de repetir, é uma forte tendência da escola. Por fim, sabendo que a aprendizagem é um processo social e não somente individual, nossa escola busca, nos estudos de Vygotsky embasamento teórico para sua prática pedagógica praticando também o sócio-interacionismo.
Para Vygotsky a interação com o meio e com o outro acontece nas relações cotidianas e histórico – sociais. Assim a aprendizagem se da por meio da interação social e intercambio de significado dentro da zona desenvolvimento proximal.  
Portanto, o professor será o mediador e parceiro do aluno no qual permitirá a construção do conhecimento individual e em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos, oferecendo oportunidades para discussão e reflexão, que venha possibilitar criar ambientes de participação, colaboração e desafiador.
Enfim, a tendência pedagógica do CENSIC busca um ensino de qualidade, que estimule e desafie o aluno, partindo de sua inteligência, que se confronte com o que a humanidade produziu que propicie o espírito crítico, e crie situações para que os alunos aprendam igualmente, cada um de acordo com seu talento e com seu potencial.
O CENSIC incentiva o desenvolvimento coletivo e individual de cada aluno, respeitando suas peculiaridades e singularidades. Para isso, adotamos os quatro pilares básicos da educação para o século XXI consagrados pela UNESCO, para a Educação no Século XXI:
  •  Aprender a fazer;
  •  Aprender a conhecer;
  •  Aprender a ser;
  •  Aprender a conviver. 



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